quarta-feira, 30 de abril de 2014

Os Ricos e o Reino de Deus - Zaqueu 2


Lucas 19.1-10
1. Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade.
2. Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico.
3. Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura.
4. E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali.
5. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa.
6. Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria.
7. Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador.
8. Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.
9. Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão.
10. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.


LOCALIZE-SE:
Em nosso primeiro estudo sobre Zaqueu ficou bem claro que fazer algo “legalmente autorizado” não significa que seja “moralmente aceito por Deus”. Zaqueu detinha, como republicano um direito que lhe era dado por Roma – “O direito de fazer seu salário multiplicar-se de acordo com suas próprias habilidades em cobrar impostos indevidos”. Isso não era “ilegal” mas era “imoral e injusto”.
No primeiro estudo aprendemos que devemos pensar na forma como construímos riqueza. Ser rico não é um crime. Mas, conseguir riqueza de forma criminosa é!
A Bíblia está cheia de exemplos de riqueza “abençoada”: Abraão, Isaque, Jacó, Jó,  Davi, Salomão, José de Arimatéia, Nicodemos e outros são exemplos de que é possível construir riquezas com bênçãos de Deus.

DEUTERONÔMIO  8.18
"Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.”

Percebemos que o encontro de Jesus com Zaqueu mostra como o Senhor está interessado em recuperar situações como esta. É importante observar que embora Jesus conhecesse essa realidade de Zaqueu ele não foi intolerante.

Mas este personagem tem algo mais a nos ensinar!

1.        Zaqueu recebeu a Jesus “com alegria” – Isso é importante, porque revela um coração favorável a Jesus e sua mensagem. Veja: “O rico republicano Zaqueu tinha um coração!” Isso para muitas pessoas é impossível. Um rico... que é sensível a Jesus... não! Mas, é. Um rico pode ser ligado a Jesus por mais coisas que apenas interesse. E, é o caso de Zaqueu. A igreja precisa entender que pessoas não deixam de possuir sentimentos quando ganham dinheiro. E até, pessoas ricas são capazes de amar a Deus com alegria.
2.       Zaqueu recebeu a Jesus como “Hóspede” – Aqui aprendemos que Zaqueu entendia que sua riqueza não era para usufruto apenas dele e de sua família. Mas cabia em sua consciência a idéia de que pudesse servir a um “profeta” de Deus. De fato a riqueza que o Senhor propõe nos dar deve ser vista como algo com propósito maior. Pense nisso: “Por qual razão Deus lhe deu mais que a outros?” Ou até, “você considera as pessoas menos favorecidas como injustiçadas? Você não pode ser agente de Deus para diminuir esta injustiça?” O que você pode fazer?
3.       E é exatamente pensando assim que Zaqueu “oferece seu dinheiro para recuperar a injustiça sofrida por seu povo” – Aqui está um ato de grande nobreza! Zaqueu disse: “dou quatro vezes mais o que poderia ter praticado de injustiça”. De fato isso é uma demonstração de um senso de consciência de quem não tinha por hábito ser injusto. Mas também é o ato de alguém que percebe que sua riqueza pode ser veículo de recuperação social, ainda que seu ato represente pouco diante da imensidão da injustiça social.
4.      Zaqueu “se expõe sem reservas”. Expõe seu pecado, culpa e erros. E, está aqui algo que muitos pobres teriam dificuldade de fazer! Isso revela um coração arrependido. Lembre-se: “toda mudança espiritual começa com o reconhecimento seguido de arrependimento sincero”. Não é uma questão de ser rico ou pobre, e sim uma questão de ser “verdadeiro ou falso”. Zaqueu não foi hipócrita diante de Jesus, e se expôs. Quantos não conseguem fazer isso diante de Deus? Quantos ainda insistem no fato de que “não erram”, “não mentem”, “não enganam”? Que coisa... Um rico dando uma lição dessas!


Zaqueu – O rico que se expõe sem reservas é nossa lição de hoje. Aprendemos que o dinheiro pode satisfazer nossas necessidades materiais, sociais. Mas isso não impede-nos de continuarmos com necessidades em níveis mais altos: espirituais e morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário