quarta-feira, 30 de abril de 2014

Modelo de Homem - Adão

TEMA: “Ser homem e suas conseqüências”
2.    Adão – Inexperiente, mas homem ”

Estamos tentando encontrar bases bíblicas para estabelecermos um “padrão ideal” de homem cristão para nossos dias. Não devemos nos esquecer de que em qualquer tempo “Seu papel como homem” não se perde. Esse “papel masculino” pode ser definido como: “Aquilo que as pessoas esperam naturalmente de um homem envolvido com a sociedade”.

Há uma lista enorme pode ser apresentada: “Expectativas familiares, sociais, profissionais, espirituais, morais, etc.”. Mas, qual deve ser a primeira preocupação de um homem que se propõe a viver de forma agradável a Deus?  Concluímos que um “homem cristão” deve ter a preocupação de cumprir o papel que a Bíblia apresenta.
Então, nesses encontros veremos exemplos de homens na Bíblia, afim de que tenhamos uma boa referência para nossas próprias vidas com Deus e a família.
1.        Nosso primeiro personagem foi  Elimeleque, marido de Noemi e pai de dois filhos Malom e Quiliom. Aprendemos com ele que “nunca devemos arriscar nosso lar na busca de direção sem a bênção de Deus. Devemos nos manter fiéis a direção de Deus para nossa família.
2.       Nosso segundo personagem foi Sumo-sacerdote Eli. Aprendemos que a frouxidão na criação dos filhos pode deixar marcas profundas na família. O homem deve assumir seu papel no lar e ser disciplinador.
3.       Nosso terceiro personagem é Adão, um homem leigo mas não inocente. Vamos buscar aprender com a história desse homem fabuloso.


Gênesis 2.7/15-22
7. E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
15. E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
16. E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
17. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
18. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
19. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
21. Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
22. E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

Podemos fazer algumas perguntas:

1.      O que representava ser o único homem na face de toda terra?
2.      O que se pode esperar de alguém que nunca teve um exemplo para se espelhar?
3.      Como Adão deve ter se sentido quando Deus percebe que Adão se sentia só?
4.      Qual era o grau de responsabilidade de Adão com aquela mulher que apareceu a seu lado?

Talvez encotremos aqui algumas das expectativas mais comuns que se criam da imagem de um “homem cristão”. Vamos tentar enumerar algumas:

1.      O homem é chamado para exercer sua liderança. Ainda que esteja só.
2.      O homem deve entender seu instinto, seguir sua intuição, porque será cobrado ainda que não tenha referências.
3.      O homem é responsável por suas escolhas, quando isso implica em “esposa”.
4.      A casa é de “inteira responsabilidade” do homem. Esse é um papel primordial para o sexo masculino.

Aprendemos  muito como nosso personagem de hoje – Adão. Na realidade, a história de Adão é um convite a uma reflexão sobre o “papel do homem em casa”. Embora pensemos sempre que “Adão não serve como referencial para nossos problemas, porque viveu em uma época muito remota”. Na realidade isso é bem diferente! A vida pode ter mudado, mas os princípios primordiais da vida – nunca mudarão. E aqui temos um dos princípios mais importantes para um homem cristão: “O princípio da liderança cristã”.

Aprendemos algo com esse homem e seus desafios:
1.        O homem tem um papel desafiador – liderar;
2.       O líder é, antes de mais nada, o responsável pelos resultados;
3.       O líder é responsável pelos liderados;
4.      Ser homem não exige, necessariamente, experiência – Mas certamente “atributos de nossa masculinidade” (coragem, senso de direção, força, responsabilidade, empenho, determinação, aplicação, compromisso, etc...);
5.       O líder sempre será responsabilizado pelos resultados;
6.      O líder pagará o preço por não exercer seu papel fiscalizador;
7.       O líder irá assumir preço para restabelecer aquilo que fez mal.

Podemos identificar algumas características que se relacionam ao Jardim do Édem:

1.        O Édem era um lugar maravilhoso – Não encontramos nada que desabone o Édem. No entanto, não zelar por aquilo que você recebeu “perfeito” pode se transformar num DESASTRE.
2.       O Édem era uma posse particular de um homem – Não havia “outro Adão”. No entanto, podemos perder aquilo que não cuidamos bem.
3.       O Édem era um lugar cercado de amigos e servos (animais) – Não havia ameaças. No entanto, se não vigiarmos o inimigo sorrateiramente destrói nosso “paraíso”.
4.      O Édem era um lugar maravilhoso – Enquanto se cuida com responsabilidade dele.


“De homem para homem”
 “Ser homem é uma bênção de Deus, é um papel espiritual maravilhoso. Mas podemos deixar de “sermos homens” quando abandonamos nossos princípios por medo, covardia, acomodação, falta de experiência. Deixe que o próprio Deus te ensine como conduzir bem essa tarefa tão especial”

Nenhum comentário:

Postar um comentário