quarta-feira, 30 de abril de 2014

Direitos e Deveres de Um Cristão


2 Co 5.16-17
16. Por isso daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne; e, ainda que tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos desse modo.
17. Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

LOCALIZE-SE:
Normalmente, somos levados a pensar que o servo do Senhor não tem direitos, mas deveres muito grandes a cumprir na seara do Senhor.
Também é possível encontrar crentes que pensam ter inúmeros direitos, sem se preocupar com os deveres.
Neste estudo, queremos eliminar as dúvidas, tanto de uns quanto de outros. Afinal, precisamos ter uma consciência pura a respeito de nossa responsabilidade como servos de Cristo.

  I.      SERVO DE CRISTO TEM DIREITOS?

Sim, o servo do Senhor tem muitos direitos. Vejamos  alguns:

1.        Direito como filho de Deus. Tornamo-nos participantes dos direitos de filhos de Deus, por adoção: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai” (Rm 8.15; Gl 4.5).

a.       Aba é uma palavra grega, que significa pai. ‘Aba, Pai’ quer dizer: Papai. E papai é uma expressão que só quem é filho pode dizer.

b.      Há pessoas que esperam coisas boas de Deus, dizendo que Deus é Pai. E é verdade que Deus é Pai. Mas Ele é Pai dos filhos dele, e não de todo mundo!

2.       Direito de herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Nós nos tornamos herdeiros do Reino que nos está preparado desde a fundação do mundo:

a.       “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofrermos, também com ele seremos glorificados” (Rm 8.17).

b.      “...e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25.33,34).

3.       Direito a uma imensa riqueza. Pelo que Jesus fez na cruz, proporcionando-nos a salvação eterna, tendo de antemão providenciado todas as coisas no céu e na terra, pois tudo é obra de suas mãos. A Escritura diz:

a.       “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele, nada do que foi feito se fez” (Jo 1.3);

b.      João registrou estas palavras do próprio Senhor Jesus: “Tudo que o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar” (Jo 16.15);

c.       Moisés foi citado pelo escritor da carta aos Hebreus como quem renunciou as riquezas do palácio de Faraó, porque anteviu uma riqueza superior no opróbrio de Cristo: “Porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão” (Hb 11.26).

4.      Direito a alcançar a glória do céu. “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Rm 8.18).

II.      QUAIS SÃO OS DEVERES DOS SERVOS DE CRISTO?

1.        Temos o dever de viver conforme o Modelo, que é Cristo: “Aquele que diz que permanece nele, esse deve andar assim como ele andou” (1Jo 2.6).

2.       Temos a missão de continuar a obra de Jesus na terra. Jesus disse:

a.       “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15).
b.      “...recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).

3.       Temos o dever de representar os ministérios de Cristo:
a.       Como Profeta. Jesus foi reconhecido como o profeta (Jo 6.14; 7.40).

b.      Como Sacerdote. Jesus é Sacerdote superior, porque realizou um sacrifício perfeito, pelo que não precisa ser repetido e apresentou-o no Tabernáculo eterno, que é o céu (Hb 7.23,24; 9.11-15).

c.       Como Rei. “E da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra” (Ap 1.5).

4.      Como podemos exercer o tríplice ministério de Cristo? Qualquer um de nós dirá que.talvez possa ser profeta e até sacerdote, mas não pode exercer o ministério de rei. Vejamos um pouco mais:

a.       Como profeta.
1)       Profeta é aquele que fala da parte de Deus aos homens. Neste sentido, todos podemos (e devemos) ser profetas. O que não podemos é ser como os profetas do Velho Testamento, pois ali só era profeta aquele que recebesse uma chamada especial de Deus para o ofício de profeta. Hoje, nos dias do Novo Testamento, podemos receber o dom de profetizar (1Co 14.1). “Porque todos podeis profetizar...” (1Co 14.31).

2)      Moisés desejou que todo o povo de Deus fosse profeta: “Porém Moisés lhe disse: Tens ciúme por mim? Tomara todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu Espírito!” (Nm 11.29).

b.      Como sacerdote.
1)       O ministério do sacerdote é interceder diante de Deus em favor do povo e apresentar sacrifícios a Deus. É claro que todos podemos ser sacerdotes.

2)      Quem disse que não podemos fazer isso? O texto bíblico é claro: “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1Pe 2.5,9).

3)      Quanto a apresentar sacrifícios a Deus, alguém dirá: “Deus não quer sacrifícios!” É verdade que Deus não quer sacrifícios de tolos (Ec 5.1). Ele quer sacrifício vivo: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12.1).

c.       Como rei.
“Fiel é esta palavra: se morrermos com ele, também viveremos com ele; se perseverarmos, também com ele reinaremos...” (2Tm 2.11,12).

CONCLUSÃO

Neste mundo, não existem direitos que não incorram em deveres. Sempre que desejamos obter algo precisamos fazer algum esforço.
No Reino de Deus é diferente: O que de mais precioso nós obtemos não depende de nosso esforço, porque Cristo nos preparou, morrendo na cruz.
Os deveres que temos na obra do Senhor não são para receber algo, mas para agradar ao Senhor, num trabalho voluntário, feito por amor e gratidão.

Mas, a Palavra de Deus nos diz que nenhum trabalho que fizermos ficará sem recompensa: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1Co 15.58).

Nenhum comentário:

Postar um comentário