quarta-feira, 30 de abril de 2014

Modelo de Homem - Ló

 TEMA: “A importância de um projeto de vida”
3.    – Um homem sem senso de propósito”


Temos nos encontrado no fim de cada mês para buscarmos exemplos de homens que foram tão especiais que entraram no rol de “homens segundo o padrão de Deus”. Tais homens viveram suas vidas com tanta graça diante de Deus que receberam elogios da parte de Deus, como: “Justos, fiéis, amigos de Deus, íntegros... etc.” Uma frase do autor de Hebreus resume bem o que esses homens representaram para a humanidade:

Hebreus 11.38
“... Dos quais o mundo não era digno...”

Um desses homens “que deixaram sua marca na história do povo hebreu” foi Ló. Ló era sobrinho do patriarca mais importante de Israel, Abraão. Sua passagem pela história da Bíblia é curta, basicamente é citado como “parente de Abraão e patriarca de Moabe”. Mas, será que sua simples passagem na história não teria um propósito? Claro que sim, e é isto que vamos ver agora!
Geralmente o que se fala do nosso personagem é apenas o aspecto negativo de sua convivência com Abraão. Mas, veja como a igreja se refere à Ló no Novo Testamento.

2 Pedro 2.6-8
6. se, reduzindo a cinza as cidades de Sodoma e Gomorra, condenou-as à destruição, havendo-as posto para exemplo aos que vivessem impiamente;
7. e se livrou ao justo Ló, atribulado pela vida dissoluta daqueles perversos
8. (porque este justo, habitando entre eles, por ver e ouvir, afligia todos os dias a sua alma justa com as injustas obras deles).

Você observou? Ló foi chamado por Pedro de “justo” diante dos ímpios. Na realidade, Ló está presente na lista dos homens de Deus como “homem justo”. O que seria um homem justo? Seria aquele que pratica obras justas. Ou seja, não considera  o “seu próprio benefício” em maior valor em detrimento “àquilo que é justo”.

Embora tenhamos esse aspecto da vida de Ló como boa referência, nosso personagem parece nos dar mais lições que estas. Parece que Ló aprendeu a “justiça” com sua longa convivência com o avô “Tera” e o tio “Abraão”. Mas,  não parece ter desenvolvido uma percepção importante para a vida –  O PROPÓSITO.

Algumas pessoas simplesmente deixam-se levar pela vida. Quando se vêem com a chance de optar, suas escolhas tendem a seguir o curso da menor resistência. Ló, sobrinho de Abraão, era uma pessoa assim.
Ló perdeu o Pai quando ainda era jovem. Embora tivesse sido difícil para ele, não lhe faltaram exemplos de padrões de comportamento. Durante a vida ele foi tão apegado ao presente que parecia incapaz de ver as conseqüências de seus atos. Ló simplesmente tomava decisões sem “propósito”.
Quando mudou a direção de sua vida, tomando o rumo de Sodoma, sua vida assumiu um risco terrível. De um empresário de sucesso ao lado do tio, passou a ser um “desempregado” a porta de entrada de Sodoma.
Ló era “lento em decidir pela coisa certa”. Leiam essa passagem: Gênesis 19.16 “Ele, porém, se demorava; pelo que os homens pegaram-lhe pela mão a ele, à sua mulher, e às suas filhas, sendo-lhe misericordioso o Senhor. Assim o tiraram e o puseram fora da cidade.” Se Deus não têm misericórdia de Ló, ele poderia morrer em Sodoma sem saber decidir.

Outro aspecto interessante é que suas filhas cometeram “incesto” com o pai. O Incesto é a relação sexual ou marital entre parentes próximos ou alguma forma de restrição sexual dentro de determinada sociedade. É um tabu em quase todas as culturas humanas, sendo por isso considerado um tabu universal. O incesto é punido como crime em algumas jurisdições, e é considerado um pecado pelas maiores religiões do mundo. Na maior parte dos países ocidentais o incesto é legalmente proibido —– mesmo que haja consentimento de ambas as partes. O que é interessante observar aqui é que “as filhas parecem absorver bem o comportamento precipitado do pai. Quando elas se vêem em ‘possível’ situação de risco... decidem precipitar-se”.

Algumas perguntas a vida do “justo” Ló nos deixam para reflexão:

1.        Quando os empregados de Ló entraram em atrito com os empregados do seu tio Abraão, Ló se viu constrangido a sair da presença do tio. Será que única saída para problemas desse tipo é “distância”? Na realidade sabemos que não estamos falando de um “tio difícil”... Falamos de Abraão, pai da fé, amigo de Deus. Logo, deixar alguém como Abraão tendo por motivo “os empregados” já é uma escolha equivocada.
2.       Ló costumava “fugir ás decisões e depois escolher a saída mais fácil. Ao receber opção de escolha, sua primeira reação era pensar em si mesmo. Esse comportamento de Ló é aprovado por você? Em quais situações temos que “agir sem pensar”?
3.       Ló não deixou claro a suas filhas quais são os princípios fundamentais na hora de “tomar decisões”. Isso porque as decisões interferem em nosso futuro, logo merecem reflexão. Responda-me: Quando você se torna “pai” suas decisões passam a ter um peso maior?



“De homem para homem”
 “Deus espera de você que seja alguém sábio. Sabedoria é visto por alguns como “a arte de discursar”, mas pode ser muito mais que isso. O filósofo disse: ‘Nem sempre falo tudo que penso, mas penso sobre tudo que falo’. Decidir por impulso pode ser muito arriscado! Melhor é refletir sobre o assunto, ainda mais quando isso envolve meu futuro e o futuro das pessoas que amo. Seja sábio! Deus espera que nossas ações sejam seguidas de propósito.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário