quarta-feira, 30 de abril de 2014

Características de um Salvo - segunda parte


I João 3.1-10
1. Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele.
2. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.
3. E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.
4. Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.
5. E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados; e nele não há pecado.
6. Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece.
7. Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo;
8. quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.
9. Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus.
10. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão.

LOCALIZE-SE:
Você é um cristão? Sim? O que te faz pensar que é cristão? Embora essa pergunta pareça fácil de responder, ela esconde algo muito importante – “nem todo que diz Senhor, Senhor, entrará no reino”. Sabe por que? Porque nem todos cristão são obedientes a Palavra de Deus.
Semana passada falamos sobre este estudo e sua importância, você se lembra? Vou refrescar sua memória: Este estudo focaliza algo muito importante: “os sinais que identificam o salvo por Jesus Cristo.”
“Ser salvo” não é apenas freqüentar uma igreja, embora o salvo deva freqüentar uma igreja que siga os ensinos da Palavra de Deus.
“Ser salvo” é poder exibir as características de uma transformação de vida pelo novo nascimento operado pelo Espírito Santo.
Nos últimos estudos falamos sobre “testemunho”. Podemos interpretar essa palavra como “exemplo”. Ou seja, dar testemunho de crente é ser exemplo de cristão para as outras pessoas que não conhecem a Jesus.
Mas esse testemunho só será significativo se carregarmos as “características de uma pessoa verdadeiramente transformada”.
Hoje queremos falar sobre o que significa ter “o novo nascimento”. Você saberia dizer o que significa “nascer de novo?” Tente! Apresente aos amigos que estão no seu PG o que significa “ter nascido de novo”.
O texto que lemos nos diz coisas importantes:
1.        Nascemos de novo – Isso significa que há em nós uma nova vida (uma nova oportunidade de tentar agradar a Deus)
2.       Quem nasce de novo ganha a “natureza de Deus” (se é filho de Deus se parece com Ele)
3.       Quem nasce de novo e não pratica obras de um nascido em Deus é mentiroso.
4.      Quem tenta falsificar isso se torna “filho do Diabo”.
Estas quatro afirmações nos colocam em uma situação muito delicada. “Quem nasce de novo tem a natureza de Deus em si”.
A afirmação que farei agora é verdadeira. Embora você possa não ter filhos já observou isso também. “O filho carrega muitas características dos pais. Isso vai desde o andar, falar, até o gosto das coisas! Isso é assim porque o filho carrega características genéticas – é herança na carne. Assim também é o homem espiritual – Ele tem carga “genética” da nova natureza que recebeu. Ele não fará aquilo que sua natureza condena!
1.        A Bíblia diz que os homens, por natureza, são:
a.       “filhos da ira” (Ef 2.3);
b.      “filhos da desobediência” (Ef 2.2),
c.       “filhos do mundo” (Lc 16.8);
d.      “filhos do diabo” (1Jo 3.10).
2.       O novo nascimento cria uma nova natureza dentro do salvo, a natureza de filho de Deus (Jo 1.12; 3.3,5; 1Pe 1.4). Uma vez filho, o salvo é introduzido na família de Deus, passando a gozar de plena comunhão com Ele. Vejamos alguns textos que confirmam nossa posição de filhos de Deus.
a.      “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem em seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1.12,13).
b.      “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8.14).
c.       “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16).
d.      “...sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus(Gl 3.26).
e.      “E, porque vós sois filhos, enviou Deus aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai” (Gl 4.6a).
f.       “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus” (1Jo 3.1).
g.      “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, também aquele que não ama a seu irmão” (1Jo 3.10).
Logo, devemos praticar a justiça, porque a nova natureza que opera em nós é justa. O crente em Jesus, tendo sido feito justo, não pode cometer atos de injustiça, nem mesmo nas pequenas coisas, como ficar de posse de algo que não lhe pertença.

Minha oração é que você “ASSUMA” a sua família cristã. Por que? Porque assim como há filhos que sentem vergonha de seus pais, assim também há cristãos que sentem vergonha do evangelho. Vergonha de carregar Bíblia, de dizer que é cristão. Que Deus te dê a consciência de “filho”.
Lucas 9.26 – “Porque, quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na (presença) do Pai e dos santos anjos.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário