quarta-feira, 30 de abril de 2014

O Grande Trono Branco - quarta parte

1 Coríntios 3.12-15
12. E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13. a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
14. Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão.
15. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo.

LOCALIZE-SE:
Já aprendemos que os ímpios e justos serão julgados pelo mesmo padrão de justiça perfeito – o de Deus. Não haverá facilitações ou privilégios para aqueles que são crentes. Aprendemos também que, o julgamento dos que crêem já começa desde o dia de nossa conversão a Jesus Cristo (“Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras – Ap 2.5). Pedro chegou a afirmar que o julgamento começa pela Igreja e já começou. I Pedro 4.17 – Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus?”. Aprendemos que essa verdade aparece em Apocalipse quando o apóstolo João vê Jesus passeando nas igrejas antes de iniciar seu julgamento. Se por um lado não temos privilégios, por outro lado Jesus assume pagar tudo aquilo que passar de nossas forças.

Apocalipse 3.8
“Conheço as tuas obras ( eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar ), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.”

Hoje queremos discutir algo que fortalece nosso sentimento de gratidão pela graça de Deus (Graça = favor imerecido). As Escrituras ensinam que Deus, além de fornecer salvação pela graça, também nos ofertará com GALARDÃO pelas obras. (Galardão= prêmio, recompensa).
No texto lido (1 Coríntios 3.12-15) Paulo parece confirmar que haverá “níveis de galardão para cristãos”. Isso também aparece em outra parte da carta aos Coríntios:

2 Coríntios 5.10
“Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.


Mais uma vez implicando graus de recompensa para o que tivermos feito nesta vida.

Outra passagem  nos ensina isso - o evangelho de Lucas:

Lucas 19.17-24
16. Apresentou-se, pois, o primeiro, e disse: Senhor, a tua mina rendeu dez minas.
17. Respondeu-lhe o senhor: Bem está, servo bom! porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade.
18. Veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas.
19. A este também respondeu: Sê tu também sobre cinco cidades.
20. E veio outro, dizendo: Senhor, eis aqui a tua mina, que guardei num lenço;
21. pois tinha medo de ti, porque és homem severo; tomas o que não puseste, e ceifas o que não semeaste.
22. Disse-lhe o Senhor: Servo mau! pela tua boca te julgarei; sabias que eu sou homem severo, que tomo o que não pus, e ceifo o que não semeei;
23. por que, pois, não puseste o meu dinheiro no barco? então vindo eu, o teria retirado com os juros.
24. E disse aos que estavam ali: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem as dez minas.

Jesus usa de uma parábola (história ilustrativa) para demonstrar a justiça de Deus para com os atos de cada um. Fica claro que nossos atos serão base para galardão.

ILUSTRAÇÃO EQUIVOCADA:
- Dizem que “aqueles que forem galardoados receberão coroas e que cada alma conquistada para Jesus será representada por uma pedra”. Durante tempos isso vem entristecendo crentes que não tem ministério evangelístico.

Mas, aqui devemo-nos guardar contra equívocos: mesmo que haja níveis de galardão no céu, a alegria de cada pessoa será plena e completa por toda a eternidade. Se perguntarmos como isso será possível quando há diferentes níveis de galardão, isso simplesmente mostra que nossa percepção de felicidade se baseia na pressuposição de que ela depende das coisas que possuímos ou da posição ou poder que temos. Na realidade, porém, a verdadeira felicidade consiste em deleitar-se em Deus e alegrar-se na posição e no reconhecimento que ele nos deu. A insensatez da idéia que só os que recebem grandes recompensas e posição elevada serão plenamente felizes no céu fica evidente quando percebemos que não importa quão grande o prêmio que recebemos, haverá sempre pessoas com galardão maior ou com posição ou autoridade mais elevados, incluindo os apóstolos, as criaturas celestiais, Jesus Cristo e o próprio Espírito Santo e o Pai. Portanto, se uma posição mais elevada for essencial para plena felicidade das pessoas, ninguém a não ser o próprio Deus seria plenamente feliz no céu, o que é com certeza uma idéia errada.
               
Conceber certas características do orgulho e vaidades humanas no céu é, por si, um erro.

Apocalipse 21.4
“Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”

Deus enxuga as lágrimas”, é o mesmo que dizer: “Deus não permitirá que você chore ou sofra mais e por qualquer razão – até por ciúme, inveja, orgulho, depressão, etc...” definitivamente, no céu não haverá espaço para sofrimento tão humano.
Uma passagem poderá nos ajudar um pouco mais na compreensão do galardão.

Mateus 22.30
“pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu.”

Embora o que está em discussão nessa passagem seja casamento, o texto nos oferta uma informação importante: “A ressurreição nos tornará semelhante aos anjos no céu”(Lucas 20.36 - “porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição”). É bom saber isso! Pois, os anjos são habitantes do céu e vivem em harmonia com Deus, são felizes e desfrutam das delícias do céu. E como são os anjos? Isso nos dará informações sobre o galardão.
1.        São seres espirituais – Podemos ver como parte do nosso galardão, a transformação de nossos corpos a semelhança do dos anjos. Porque Paulo disse que “esse corpo é corruptível” (se deteriora, adoece, estraga, se fere, sofre...). Logo, um novo corpo é parte do prêmio, porque não sofreremos mais essas mazelas da vida humana.
2.       São classificados por funções – Mais uma vez, isso é bênção! Veja: os anjos recebem funções e poderes diferentes no céu (Querubim, Serafim, Arcanjo, Anjo, Tronos, etc...) No entanto são completamente felizes. Assim também será com o crente galardoado – feliz na condição nova, seja ela qual for.
3.       São poderosos – A Bíblia fala dessa capacidade extraordinária dos anjos. E isso lhes foi dado por Deus pela fidelidade de suas obras de obediência a Deus. Assim será com cada crente.
4.      Desfrutam a presença de Deus – Deleitam-se com sua posição de estar na presença de Deus. Isso é fundamental. Não importa a posição mas apenas o privilégio de se prostrar diante do trono para adorá-lo.

Se recebêssemos esse ensino bíblico com o coração aberto seríamos beneficiados moral e espiritualmente. Porque nossa consciência de galardão no céu, ao em vez de nos levar a competir, nos levaria a trabalhar por todos, nos motivaria a ajudar e encorajar uns aos outros para que todos possamos aumentar nosso galardão celestial, pois Deus tem capacidade infinita para conceder a cada um de nós, e somos membros uns dos outros (1 Co 12.26-17). Prestaríamos mais atenção a admoestação do autor de Hebreus.

Hebreus 10.24-25
24. e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
25. não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Além disso, em nossa busca por um futuro galardão celestial nos motivaria a trabalhar de maneira intensa para o Senhor em qualquer tarefa para a qual ele nos chamar, grande ou pequena, remunerada ou não. Também nos faria ansiar por sua aprovação em lugar de riqueza e sucesso. Também não trabalharíamos pelo galardão (prêmio) sabendo que ir para o céu já faz parte do prêmio que não merecemos, e que estar ao lado do Senhor é por si o maior prêmio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário