quarta-feira, 30 de abril de 2014

Modelo de Homem - Ismael

TEMA: “Entendendo o que podemos mudar na vida”

4.      Ismael – Um homem em meio a uma crise”


Temos nos encontrado no fim de cada mês para buscarmos exemplos de homens que foram tão especiais que entraram no rol de “homens segundo o padrão de Deus”. Tais homens viveram suas vidas com tanta graça diante de Deus que receberam elogios da parte de Deus, como: “Justos, fiéis, amigos de Deus, íntegros... etc.” Uma frase do autor de Hebreus resume bem o que esses homens representaram para a humanidade:

Hebreus 11.38
“... Dos quais o mundo não era digno...”

Nosso personagem de hoje foge dessa qualificação de hebreus. Embora seja um herdeiro de sangue do grande patriarca Abraão, o mesmo dos hebreus, Ismael se destaca por outras características. Queremos compreender esse homem.
Só conhecemos a Ismael como “uma criança”. Mas ele aparece no livro de Gênesis com promessa de Deus:

Gênesis 21.17-18
17. Mas Deus ouviu a voz do menino; e o anjo de Deus, bradando a Agar desde o céu, disse-lhe: Que tens, Agar? não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
18. Ergue-te, levanta o menino e toma-o pela mão, porque dele farei uma grande nação.

Embora apareça uma promessa de Deus abençoando a descendência de Ismael e até o próprio rapaz, Ismael se transformou num personagem que incitou a revolta contra a descendência de Isaque (filho de promessa). Vamos tentar entender isso!

“Em meio a um conflito”

Você já imaginou como seria sua vida caso tivesse nascido na família errada? Não sabemos muito bem sobre a visão que Ismael tinha da vida, mas esta pergunta deve tê-lo perseguido algumas vezes. Sua vida, nome e posição estavam estritamente ligados a um conflito entre duas mulheres ciumentas (Sara e Agar). Sara impaciente com o tempo de Deus, tomou a frente da situação e decidiu dar um filho a seu marido, Abraão, com sua escrava Agar. Quando Ismael chegava aos 13 anos, já acostumado a ser tratado como “filho da promessa e da herança de Abraão”,chega a notícia da chegada de Isaque. A partir de então, a gravidez de Sara e o nascimento de Isaque devem ter causado um impacto muito negativo em Ismael. Isso é percebido quando Ismael é encontrado zombando do meio irmão.
Gênesis 21.8-9
8. cresceu o menino, e foi desmamado; e Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado.
9. Ora, Sara viu brincando (zombando) o filho de Agar a egípcia, que esta dera à luz a Abraão.

“A discórdia”

Este fato (zombaria de Ismael) desencadeou uma rivalidade entre as duas mães a ponto de Abraão despedir a Agar e seu filho Ismael para o deserto.
Mais uma vez, isso desencadeou um ódio de Ismael pela história que viveu e se tornou então rival da descendência de Isaque. (O mundo árabe é descendente de Ismael).

“A lição de hoje”

Muito que aconteceu na vida de Ismael não estava no controle de Ismael. Mas, muito que ocorreu com ele depois desses fatos “estava sobre seu controle”.
Há circunstâncias sobre as quais não temos controle (hereditariedade, por exemplo). Não podemos escolher o lugar do nosso nascimento, nossa família, nossos pais, nossa condição social, mas há outras que podemos controlar (as decisões que fazemos).
Embora Ismael tenha tido essa rejeição de Sara, ela não existia por parte de seu pai, Abraão e nem de seu irmão, Isaque. No entanto, Ismael viveu como se isso fosse real e atribuiu toda culpa a Isaque.
Uma coisa interessante na história de Ismael é o fato dele ter sido “o primeiro homem do pacto de Deus com Abraão” (a circuncisão). Isso é forte! Ou seja, Ismael experimentou a aliança com Deus e se tornou inimigo dela depois! Conhecido como caçador e arqueiro, Ismael liderou exércitos contra seu meio irmão Isaque. Tornando-se reconhecido “inimigo do povo hebreu”. Jacó mostra isso quando pede a seus filhos que não se casem com filhas de Ismael.
A vida de Ismael é uma lição sobre a confusão que fazemos quando não tentamos compreender as coisas que não estão sobre nosso controle. E quando não compreendemos, corremos o risco de tomarmos decisões erradas.

Pensando!

ü  Você não tem culpa da herança familiar que seus pais deixaram. Mas, será que você faria diferente de seus pais estando sob as mesmas circunstâncias que eles?

ü  Seu pai errou. Você não é culpado. Mas, será que culpá-lo das decisões que você toma agora não seria uma desculpa para avalizar seus erros e justificá-los? Você não estaria agindo como seu pai quando errou?

ü  Em que mudam as coisas quando me apego ao passado difícil para justificar minha falta de vontade de mudar o presente?



“De homem para homem”
 “Deus ofereceu chance a Ismael quando lhe ofertou um futuro melhor (Ismael foi criado por um príncipe Egípcio).  Deus ofereceu solução. Ismael podia te atitude diferente!
Meu desejo é que mudemos nossas reações as lutas... Não encontremos culpados, mas razões justas para reagirmos e lutarmos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário