quarta-feira, 30 de abril de 2014

Modelo de Homem - Noé

TEMA: “Ser homem e lutar por seus projetos”
3.    Noé – Um homem que lutou por seu projeto”


Temos nos encontrado no fim de cada mês para buscarmos exemplos de homens que foram tão especiais que entraram no rol de “homens segundo o padrão de Deus”. Tais homens viveram suas vidas com tanta graça diante de Deus que receberam elogios da parte de Deus, como: “Justos, fiéis, amigos de Deus, íntegros... etc.” Uma frase do autor de Hebreus resume bem o que esses homens representaram para a humanidade:

Hebreus 11.38
“... Dos quais o mundo não era digno...”

Um desses homens “de que o mundo não era digno” é Noé. Homem que viveu a história mais trágica da humanidade até os dias de hoje. Considerado o único justo sobre a face da terra. Viveu a maior crise de caráter e moral de todos os tempos. Muitos de nós teríamos sérios problemas para viver naqueles dias. Mas, Noé viveu e se tornou um exemplo que cito hoje para nosso crescimento.

Podemos fazer algumas perguntas:

1.      O que representava ser o único homem justo na face de toda a terra?

2.      O que significa se isolar de todos os princípios e costumes de seu meio e não se contaminar? Noé podia ter uma vida social vivendo assim?

3.      O que representa ser a única pessoa que guardou os princípios de Deus de sua geração?

Na realidade aprendemos muito com Noé, porque encontramos muitos pontos que o tornam especial. Mas, talvez o que mais salte a nossos olhos seja um ponto apenas: “Noé recebeu um projeto das Mãos de Deus” e deveria cumpri-lo. Vamos tentar entender isso:

1.      Me diga – “quanto tempo Noé gastou para realizar o projeto dado por Deus”?

Muitos de nós teriam problemas em realizar projetos longos. Sejam eles dados por Deus ou não. A duração do projeto de Noé é maior que o tempo de vida de muitos de nós – 120 anos. Aqui talvez esteja o grande desafio da vida de Noé - viver, na aceitação da graça de Deus, uma vida inteira para cumprir uma ordem de Deus.

Aprendemos algo com esse homem e seus desafios:

1.        Aprendemos a “sermos fiéis” em meio a uma geração inteira de infiéis;
2.       Aprendemos que “Noé tornou-se o transformador do mundo”. Sua descendência encheu a terra.
3.       Aprendemos “paciência” para esperar o tempo de Deus.
4.      Aprendemos “Consistência” para demonstrar fé.
5.       Aprendemos “Obediência”.


Mas  -  a maior lição é “cumprir o projeto que iniciou”. Uma colocação se faz muito importante – “Quem seguiu a Noé?” resposta – Sua família. Ou seja, Noé foi capaz de contagiar sua família a crer na sua mensagem. Seus filhos creram, sua mulher creu. Isso é importantíssimo!
Quantos filhos já não são capazes de confiar no testemunho do pai ou da mãe? Que Você seja como Noé.


“De homem para homem”
 “Deus espera de você que seja uma referência em meio a uma geração de perdidos. Deus espera que você seja Obediente, Fiel. Principalmente, Deus espera que você conclua o projeto de vida que ele tem dado a você.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário