quarta-feira, 30 de abril de 2014

Modelo de Homem - Abraão

TEMA: “Entendendo o poder das nossas decisões”

5.       Abraão – Um homem determinado a obedecer à vontade de Deus”


Temos nos encontrado no fim de cada mês para buscarmos exemplos de homens que foram tão especiais que entraram no rol de “homens segundo o padrão de Deus”. Tais homens viveram suas vidas com tanta graça diante de Deus que receberam elogios da parte de Deus, como: “Justos, fiéis, amigos de Deus, íntegros... etc.” Uma frase do autor de Hebreus resume bem o que esses homens representaram para a humanidade:

Hebreus 11.38
“... Dos quais o mundo não era digno...”

Nosso personagem de hoje foge dessa qualificação de hebreus é ‘simplesmente a pessoa mais importante da história dos hebreus’. Abraão é conhecido na Bíblia como o “pai da fé”. Sua fé agradou muito a Deus. Tornou-se fundador da nação de Israel, de um povo chamado “judeu”.

GÊNESIS 12.1-5

1. Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.
3. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4. Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
5. Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram.

 Podemos citar algumas qualidades desse personagem tão especial:
1.         Foi respeitado pelos outros povos e nações com as quais se relacionou.
2.        Era corajoso e capaz de atos de heroísmo para defender a família a qualquer preço.
3.        Foi um pai cuidadoso não apenas para sua família, mas praticou hospitalidade para com outras pessoas.
4.      Foi um fazendeiro bem sucedido.
5.       Tinha o hábito de evitar conflitos, mas quando estes eram inevitáveis, permitia que seu oponente estabelecesse as regras para disputa.

Não podemos dizer de Abraão que fosse de alguma forma ‘um homem reprovável’. Seu maior amigo em toda sua vida foi “o próprio Deus”. Abraão não é visto cercado de amigos ou pessoas influentes, mas sempre o veremos em um íntimo relacionamento com Deus. Isso é tão real que O rei Melquisedeque foi até Abraão. Não sabemos quem foi este homem, mas o nome significa “rei de justiça”. E Melquisedeque reinava em Salém, que quer dizer “cidade da paz”. Fica-nos uma pergunta: “Quem é rei de justiça e reina na cidade da paz”?

“A lição de hoje”

Todos sabemos que existem conseqüências para as ações que praticamos. O que fazemos pode desencadear uma série de acontecimentos que talvez perdurem muito tempo a nossa morte. Infelizmente, quando tomamos uma decisão, a maioria de nós pensa somente nas conseqüências imediatas. Esse engano é cometido com freqüência pelo fato de termos um período de vida relativamente curto.
Abraão teve uma escolha a fazer. Sua decisão consistia em partir com a família e os pertences para terras desconhecidas ou permanecer exatamente onde estava. Ele precisava decidir entre a segurança do que possuía e a incerteza de viajar sob direção de Deus. Tudo com que ele contava para prosseguir era a promessa de que Deus iria guiá-lo e abençoá-lo.
Abraão dificilmente poderia imaginar o quanto o futuro dependia de sua decisão, mas sua obediência afetou a história do mundo inteiro. A resolução firme de obedecer e seguir a Deus resultou no desenvolvimento da nação de seria usada por Deus ao visitar Ele mesmo a terra.
Podemos dizer que em muitos momentos Abraão foi desafiado a agir por fé (fidelidade a Deus) ou por razão (consciência0). Sem  saber, todas as decisões implicavam em posições importantíssimas de Deus para o futuro.  Quando Jesus Cristo veio ao mundo à promessa foi cumprida na vida de Abraão, o mundo inteiro abençoado.
Você provavelmente não sabe os efeitos em longo prazo da maioria das decisões que faz. Mas, o fato de que haverá conseqüências no futuro deveria fazê-lo pensar com cuidado e buscar a direção de Deus nas escolhas que faz hoje.


Pensando!

ü  Você tem idéia do que sua obediência a Deus poderá fazer no futuro distante de toda a sua família? Uma escolha hoje poderá interferir sem precedentes no futuro dos teus filhos, e netos, e bisnetos...

DEUTERONÔMIO 7.9

“Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos.”

ü  Você  sabe que suas decisões hoje poderão interferir em decisões que Deus terá com respeito a sua família, por amor a você?

GÊNESIS  19.29
Ora, aconteceu que, destruindo Deus as cidades da planície, lembrou-se de Abraão, e tirou Ló do meio da destruição, ao subverter aquelas cidades em que Ló habitara.

ÊXODO  2.24
Então Deus, ouvindo-lhes os gemidos, lembrou-se do seu pacto com Abraão, com Isaque e com Jacó.


“De homem para homem”
 “Aprenda a tomar decisões em longo prazo, Ou seja, decisões que sejam mais duradoras, menos efêmeras. De fato todas as decisões são assim, nós é que nos esquecemos. Seja mais criterioso com o que você decide.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário