quarta-feira, 30 de abril de 2014

Características de um Salvo - terceira parte


Romanos 12.1-8
1. Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
3. Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.
4. Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função,
5. assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.
6. De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7. se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8. ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.

LOCALIZE-SE:
Você é “crente” ou você é “convertido”? Embora isso pareça redundante, não é! É bem provável que alguém possa ser crente sem ser convertido. Aí nasce nosso estudo – da necessidade de que sejamos de fato “convertidos”.
Já falamos sobre este estudo e sua importância, você se lembra? Vou refrescar sua memória: Este estudo focaliza algo muito importante: “os sinais que identificam o salvo por Jesus Cristo.”
 “Ser salvo” é poder exibir as características de uma transformação de vida pelo novo nascimento operado pelo Espírito Santo.
Nos últimos estudos falamos sobre “testemunho”. seja, dar testemunho de crente é ser exemplo de cristão para as outras pessoas que não conhecem a Jesus.
Já falamos sobre o que significa ter “o novo nascimento”. Nascemos de novo – Isso significa que há em nós uma nova vida (uma nova oportunidade de tentar agradar a Deus); Quem nasce de novo ganha a “natureza de Deus” (se é filho de Deus se parece com Ele); Quem nasce de novo e não pratica obras de um nascido em Deus é mentiroso; Quem tenta falsificar isso se torna “filho do Diabo”.
E o que dizer de “ser santo”? Três são as operações do Espírito santo na vida de um salvo que o caracterizam como tal: 1. O nascido de novo é justo; 2. O nascido de novo torna-se filho de Deus; 3. O nascido de novo torna-se santo.
A santificação é só para o crente regenerado. Ela é uma operação do Espírito Santo na vida do crente. A santificação depende da vontade do crente (Rm 12.1). Logo, a santificação é operada pelo Espírito Santo na vida do crente que deseja ser santificado e se entrega à vontade de Deus. Uma vez santificado, o crente é santo. Vejamos o ensino da Bíblia.
1.        O crente é chamado para ser santo (1Co 1.2).
2.      Paulo fez coleta para os santos (1Co 16.1).
3.      Fomos eleitos nele para sermos santos (Ef 1.4).
4.      Paulo declarou ser o menor de todos os santos (Ef 3.8).
5.      Os santos são aperfeiçoados para servir ao Senhor (Ef 4.12).
6.      Os santos têm uma herança (Cl 1.12).
7.       O crente santificado passa a ter a natureza divina (2Pe 1.4b), pelo que é livrado da corrupção do mundo.
8.      O crente é santificado por não sentir prazer em viver pecando (1Jo 3.6).

Quero ainda que você perceba o que Paulo está falando quando diz: “transformai-vos”, “não vos conformeis”, Tenha alto conceito” e “somos membros de um corpo”.
1.        “Transformai-vos” – Diz respeito a “sua” transformação. Isso é santificação. Isso é ordem, não uma sugestão! Não é opção sua é ordem de Deus.
2.       “Não vos conformeis” – Diz respeito a “Não entrar na fôrma do mundo”. O crente não tem a forma do mundo, mas a forma de “filhos de Deus”. Não se parecer com o mundo é ordem de Deus para nossas vidas.
3.       “tenha alto conceito” – diz respeito a “ter conduta respeitada” por todos. O bom testemunho é resultado de uma vida santa. Ninguém pode se dizer santo sendo “mal falado”.
4.      “Somos membros de um corpo” – Diz respeito a importância de ser santo não por mim, somente, mas porque meu estado espiritual “irá influenciar a minha igreja”. Pois, faço parte de um organismo vivo! Se não me santifico, a igreja sente, pois é um corpo.
O crente deve se preocupar com esse assunto – “Ser santo”. Por três motivos:
1.        Ele envolve diretamente a sua salvação;
2.       Ele envolve diretamente a sua igreja;

3.       Ele envolve diretamente o seu relacionamento com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário